Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Haddad quer transformar CEUs em centros de formação de professores

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pretende transformar os CEUs (Centros de Educação Unificados) em centros de formação de professores da rede municipal de ensino. A ideia, apresentada em um debate organizado pelo Inspirare/Porvir e pelo movimento Todos Pela Educação, é fazer com que os CEUs se tornem polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), sistema de educação a distância que integra universidades públicas
Segundo o prefeito, a inclusão dos CEUs no sistema pode facilitar o acesso dos professores de escolas públicas a cursos de mestrado. "O professor tem que se sentir pertencente a um centro de formação. Nós já estamos fazendo o credenciamento e convocando universidades para início imediato", disse Haddad
Acompanhado de seu secretário de Educação, Cesar Callegari, Haddad também anunciou a concessão de bolsas para estudantes de licenciatura que fizerem estágio em escolas públicas. O prefeito pretende que os estudantes atuem na ampliação do horário de aulas de 4h para 7h em parte das escolas, no âmbito do programa Mais Educação, do governo federal.
A previsão é que sejam concedidas 3.000 bolsas do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) para os estagiários, que não deverão atuar nas salas de aula, mas em outros equipamentos públicos dentro e fora da escola, como bibliotecas, praças e museus – o que Haddad chamou de "cidade educadora". O prefeito disse que o programa deve começar nas escolas com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
"As pessoas que saem das escolas devem sair como cidadãos paulistanos, que cuidam das ruas, que obedecem as leis, que respeitem os idosos, as mulheres grávidas, os pedestres. Eles precisam conhecer a cidade, porque quem não conhece a cidade, não cuida dela", disse Oded Grajew, da rede Nossa São Paulo.
Haddad e Callegari voltaram a defender a adoção de parcerias com empresas para combater o falta de vagas em creches. O secretário repetiu que, sozinha, a Prefeitura não conseguirá zerar o déficit de cerca de 100 mil vagas. A prefeitura promete construir 200 novas creches, o que acrescentaria 30 mil novas vagas ao sistema."O governo vai fazer a sua parte para expandir, qualificar e manter a rede conveniada, mas acreditamos que uma quantidade grande de empresas pode ter o apoio técnico e financeiro da Secretaria para oferecer essas vagas para os filhos de seus funcionários e para as crianças da comunidade do entorno", disse Callegari.
*Com informações do Porvir

FONTE: UOL/EDUCAÇÃO

Comentário: A Formação no Magistério é imprescindível, isto não discuto. Como fazê-la? Isto é uma dúvida que perdurará por muito tempo. Dentro do horário: prejuízo de aulas para o aluno. Fora: professores que acumulam aulas em outras redes ou serviços. À distância: talvez seja a solução mais viável (apesar de achar que se perde a qualidade (por mais que tentem me convencer sempre acharei isto).
Outra: aumento de tempo da criança na escola para 7 horas. Compreendo que devemos tirar as crianças das ruas. Mas também desobriga os pais, do "mundo moderno", a EDUCAREM seus filhos colocando esta obrigação praticamente na escola (pois ficam a maior parte do tempo. É lastimável que ainda tenhamos que ver, ouvir e sentir isto também.
Lembremos que para tudo isto requer investimento! Sim, muito dinheiro! E isto, a Prefeitura já disse que não tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor incluir em seus comentários assuntos pertinentes ao assunto sem denegrir imagem ou outro.