Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ciclos

Ontem tive acesso ao documento sobre os Ciclos do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Há muitas dúvidas para opinar sobre o bom ou o que tem que melhorar nesta nova empreitada do governo. Sempre fui otimista apesar de fazer colocações opostas (talvez me preparando para o que vier, sei lá!).
Mas, vamos em partes:
- Ciclo I, envolve do 1º ao 5º ano (aqui nada mudou!). O que muda é a possibilidade de incluir um Projeto de Alfabetização Intensiva (PROJAI) ao com alunos egressos do 3º ano (neste caso, sem retenção e com defasagem de alfabetização) na qual estes alunos farão um 4º ano diferenciado. Caso não haja condições para criar este grupo, serão acrescidos 3 aulas para o aluno (entendi que são 3, fora a recuperação paralela que são 4). Estes alunos ficarão 7 aulas de recuperação, divididos ao longo da semana.
O PROJAI II será criado com quantidade de alunos (não diz quantos são) e será formado com alunos retidos no 5º ano, ou seja, farão novamente o 5º ano.
Haverá, também, o professor auxiliar (não diz quem ou sua formação, podendo ser um OFA ou titular adido (aluno-estagiário? pouco provável mas não impossível)) que poderá auxiliar na recuperação contínua (dentro do horário) ou paralela (fora do horário da classe) sendo que, no máximo 4 horas por turma na semana.
- Ciclo II: 6º e 7º anos, com PROJAI no final do 7º ano (com alunos retidos no 7º ano).
- Ciclo III: 78º e 9º anos, com PROJAI no final do 9º ano (com alunos retidos no 9º ano.
Quanto às outras coisas dependem da Jornada e Plano de Carreira que serão criados.
Aumento de jornada? É bem provável! Só aqui, utilizando a jornada atual, o professor poderá ter uma jornada de 32 aulas (25= aulas na turma regente + 4= rec. paralela + 3 da rec. intensiva (sem PROJAI) = 32 h/a.
Obrigatória? Só quando o novo Plano de Carreira começar a vigorar.
Salário? Não esqueça que ja temos proposta de aumento para 3 anos. Fora disso é meio complicado afirmar qualquer coisa.
Não quero criar especulações mas a princípio está dificil afirmar algo.
Quanto à minha bola de cristal? Vou me resguardar de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor incluir em seus comentários assuntos pertinentes ao assunto sem denegrir imagem ou outro.