Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Campanha nos Jogos Estudantis 2011 (FEDESP/PMSP)

Pois é. Tentamos nos jogos mais uma vez mas não deu por pouco: Desclassificados por 1 gol. Valeu a pena: 5x0 na EMEF Dirce; 1x5 na EMEF Rivadavia (por desconcentração da equipe) e 6x2 na EMEF JODE. Jogaram com muita raça no 1º e 3º jogo. Sinto com o meu dever cumprido nos jogos coletivos. (Talvez volte aos jogos em 2012). Agora, a dedicação será no Xadrez (novembro tem o Festival Individual). Muito obrigado a quem acreditou no meu trabalho (Direção e alguns professores de Educação Física da escola e de outras, além da DRE.
Minhas equipes (mirim e pré-mirim) tiveram 4 vitorias e 2 derrotas. 22 gols a favor e 11 contra. Saldo de 11 gols. Valeu a pena!
Em dois anos (2010 e 2011) tive ainda 1 título pela DRE São Mateus (mirim masculino) e 1 terceiro, pela mesma, (mirim feminino). Em todo este tempo (contando infantil, mirim e pré-mirim de futsal) conseguimos 17 vitórias, 3 empates e 7 derrotas com 57 gols a favor e 30 contra, saldo de 27 gols. Para quem não pertence à área da Educação Física até que não está mal, certo? Para uma pessoa com deficiência valeu ter disputado, mesmo com situações adversas que passei e, com certeza mais um obstáculo foi quebrado em relação à discriminação onde se pode observar que podemos trabalhar, com qualidade, nesta área também.

Haddad anuncia pós-graduação de graça para professores da rede pública

Mais uma do candidato ministro da Educação. Acho que tecer comentários agora vira uma situação estranha. Não vou comentar. É melhor vocês mesmos lerem, ouvirem e apreciarem. Clique AQUI e veja.

FONTE: UOL

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mais tempo em sala de aula pode "salvar" ano escolar da criança, diz Haddad

Sr Ministro, nos poupe!!!!! Salvar????? Desde quando quantidade sobrepõe à qualidade??? O Sr está brincando com fogo? É revoltante as suas justificativas, tão fúteis quanto às propostas que tem feito à educação brasileira.
Desculpem o desabafo, mas a qualidade na ecucação e a salvação de nossas crianças exigem muito mais do que "sobrar" somente para a área da educação.
Todos sabem que o problema é social. Uma sociedade justa e igualitária, com famílias definidas socialmente e divisão de renda justa, isto sim salvaremos as nossas crianças. ESCOLA NÃO É CRECHE!!!
Leia e veja o vídeo onde o Sr Ministro procura justificar o aumento de dias letivos clicando AQUI.

FONTE: UOL/EDUCAÇÃO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dilma Rousseff lança plano inédito para deficientes

Veja o Plano para deficientes.
Leia clicando AQUI.

FONTE: FOLHA.COM

Ciclos

Ontem tive acesso ao documento sobre os Ciclos do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Há muitas dúvidas para opinar sobre o bom ou o que tem que melhorar nesta nova empreitada do governo. Sempre fui otimista apesar de fazer colocações opostas (talvez me preparando para o que vier, sei lá!).
Mas, vamos em partes:
- Ciclo I, envolve do 1º ao 5º ano (aqui nada mudou!). O que muda é a possibilidade de incluir um Projeto de Alfabetização Intensiva (PROJAI) ao com alunos egressos do 3º ano (neste caso, sem retenção e com defasagem de alfabetização) na qual estes alunos farão um 4º ano diferenciado. Caso não haja condições para criar este grupo, serão acrescidos 3 aulas para o aluno (entendi que são 3, fora a recuperação paralela que são 4). Estes alunos ficarão 7 aulas de recuperação, divididos ao longo da semana.
O PROJAI II será criado com quantidade de alunos (não diz quantos são) e será formado com alunos retidos no 5º ano, ou seja, farão novamente o 5º ano.
Haverá, também, o professor auxiliar (não diz quem ou sua formação, podendo ser um OFA ou titular adido (aluno-estagiário? pouco provável mas não impossível)) que poderá auxiliar na recuperação contínua (dentro do horário) ou paralela (fora do horário da classe) sendo que, no máximo 4 horas por turma na semana.
- Ciclo II: 6º e 7º anos, com PROJAI no final do 7º ano (com alunos retidos no 7º ano).
- Ciclo III: 78º e 9º anos, com PROJAI no final do 9º ano (com alunos retidos no 9º ano.
Quanto às outras coisas dependem da Jornada e Plano de Carreira que serão criados.
Aumento de jornada? É bem provável! Só aqui, utilizando a jornada atual, o professor poderá ter uma jornada de 32 aulas (25= aulas na turma regente + 4= rec. paralela + 3 da rec. intensiva (sem PROJAI) = 32 h/a.
Obrigatória? Só quando o novo Plano de Carreira começar a vigorar.
Salário? Não esqueça que ja temos proposta de aumento para 3 anos. Fora disso é meio complicado afirmar qualquer coisa.
Não quero criar especulações mas a princípio está dificil afirmar algo.
Quanto à minha bola de cristal? Vou me resguardar de comentar!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Xadrez ajuda a recuperar 'alunos-problema', e Kasparov dá uma força

Muito bom este artigo. O xadrez é real na escolas municipais através de portaria. Projetos de Xadrez já estão em andamento em muitas escolas. Falta o Estado acompanhar e incentivar.
Leia esta reportagem do FOLHATEEN clicando AQUI.

FONTE: FOLHA.COM

sábado, 24 de setembro de 2011

Não existe escola inclusiva

De tempos em tempos alguém me pede indicação de escolas inclusivas, geralmente são pais em busca de um lugar para os seus filhos mas, de vez em quando, também são professores de escolas que rejeitaram algum aluno e que tentam indicar um outro lugar para os pais que os procuraram.

Infelizmente essa é uma informação que eu não possuo, ou melhor, possuo, mas não da forma como as pessoas gostariam de ouvir.

Não existem escolas inclusivas ou, pelo menos até hoje, eu não conheci nenhuma. E não existem porque o nosso sistema educacional, seja ele público ou privado, ainda está muito longe de ser inclusivo.

Claro que quem acredita que inclusão significa apenas ter alunos com alguma deficiência na escola vai encontrar centenas de escolas inclusivas. Só na rede municipal de Sâo Paulo são mais de mil escolas. Mas não é isso que torna inclusiva uma escola.

Outros entendem que são as escolas que "aceitam", como se inclusão fosse apenas uma concessão que a escola faz aos que ela consideram como diferentes.

Não poucos entendem que a escola inclusiva é aquela que faz a sua parte, desde que a pessoa incluída se prepare para acompanhar as suas regras inflexíveis, alguns chegam mesmo a contratar profissionais para tomar conta dos seus filhos dentro da escola (e ainda chamam esses profissionais de "mediadores"...)

Quando encontram uma escola que tem uma estrutura especial para os alunos com deficiência acreditam que chegaram ao nirvana inclusivo. Quem não quer uma escola toda equipada para as necessidades ( "especiais"?!?) das pessoas com deficiência, mesmo considerando que as pessoas sem deficiência não se beneficiam disso?

Escola inclusiva só vai existir quando a educação passar por uma transformação profunda, valorizando a individualidade de cada e de todos os alunos.

Quando, ao invés de concessões, houver uma ruptura no sistema atual que conduza a uma escola que não estabeleça condições para matricular os alunos (com e sem deficiência). Quando o sistema representar a existência de uma escola que seja boa para todos.

Quando as mudanças beneficiarem toda e qualquer pessoa.

Isso só vai acontecer quando escolas, pais e alunos pararem de olhar só para os seus interesses e entenderem que o interesse de todos está acima dos seus umbigos. Isso não vai cair do céu, nem virá do planalto central.

Enquanto isso não acontece, vou continuar recomendando aos pais que procurem escolas que tenham a ver com seus valores e crenças, como procurariam para qualquer outro filho sem deficiência e que, junto com a escola, procurem transformá-la num ambiente inclusivo.

E que fujam da tentação da escola que aceita, da escola que privilegia, da escola que impõe fardos ilegais.

Descrição da imagem: uma sala de aula perfeita, cheia de crianças de todos os tipos e super equipada.
Postado por Fábio Adiron às 02:01

Concordo em gênero, número e grau com meu amigo Fábio Adiron. Trabalhando na rede pública estadual e municipal de São Paulo ainda estou procurando e, olha: É mais fácil achar agulha no palheiro do que achar uma escola inclusiva na rede pública.

FONTE: http://xiitadainclusao.blogspot.com/2011/08/nao-existe-escola-inclusiva.html (com autorização do autor)

INDIGNAÇÃO!!!!!

É a única palavra que posso expressar. Sempre perguntei: Até quando? E, tudo continua...
Que tal pensarmos em cobrar do Poder Público insalubridade???? Somos vítimas (alunos e professores). Não há como evitarmos a entrada de pessoas armadas (lembre-se: até uma caneta é objeto perfurante e possível de matar alguém). Falar em seguranças nas escolas se torna utopia enquanto não houver uma política de educação da FAMÍLIA. Isso mesmo: FAMÍLIA. E ainda estão pensando em colocar 220 dias letivos para os alunos, ou seja, afastar mais os pais dos filhos. Porisso que o AMOR nas famílias se esfriam cada vez mais. Chega!
Leia as informações clicando nos títulos que lhe interessar:
- Mais mortes dentro de uma escola pública. Até quando?
- Sindicato registra 300 agressões até julho

FONTE: APEOESP

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PORTARIA Nº 4.534, DE 08 DE SETEMBRO DE 2011

Ainda está em estudos mas tudo indica que se realizará.


PORTARIA Nº 4.534, DE 08 DE SETEMBRO DE 2011
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas
atribuições legais,
Considerando:
-a Implantação do Ensino de Inglês para as turmas do 1º ao 5º
ano do Ciclo I do Ensino Fundamental de 09 anos;
- a proposta da SME de inserir a disciplina da Língua Inglesa no
currículo do Ensino Fundamental I;
RESOLVE:
Art.1º Ficam incluídos na Comissão Especial instituída pela Portaria nº 4.163 de 16 de agosto de 2011 os seguintes membros:
Edileusa Andrade de Carvalho RF 653.357.4
Thaís Romoli Tavares RF 660.418.8
Art.2º- Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

FONTE: D.O.Cidade de São Paulo

domingo, 11 de setembro de 2011

Resolução SE Nº 61/2011

Cria Grupo de Trabalho para elaborar o Calendário Anual de Atividades da Secretaria da Educação e dá providências correlatas

Agora que devemos aguardar (creio que seja para 2013). A Comissão será formada pelo pessoal da pasta (secretarias) e de servidores (Veja quem são clicando AQUI(Res. SE 60/2011)).
Abram os olhos, porque nos encontros de polo passou muita coisa "estranha" como proposta da categoria. CLIQUE AQUI e veja o texto na íntegra.
FONTE: Imprensa Oficial

Lei Nº 14.514/2011: Institui o Dia de Luta pela Educação Inclusiva no Estado de São Paulo

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Fica instituído o “Dia de Luta pela Educação Inclusiva no Estado de São Paulo”, a ser celebrado, anualmente, em 14 de abril.

Artigo 2º - A data de que trata esta lei passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Artigo 3º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Artigo 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

FONTE: Imprensa Oficial

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RESULTADO DA PROVA DE MÉRITO 2011

Parece que é em Outubro.
Leia a reportagem clicando AQUI.
FONTE: Jornal AGORA

Termina amanhã inscrição para professor temporário

O prazo de inscrição no Estado está terminando. Leia clicando AQUI.
FONTE: Jornal AGora

Abertas inscrições para o 2º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência - Edição 2011

Todas as ações serão avaliadas e as selecionadas serão premiadas com o II Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência

Interessante concuso. CLIQUE AQUI.
FONTE: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atletas de São Paulo conquistam primeiro lugar na classificação geral das Paraolimpíadas escolares 2011

Jogos Paraolímpicos Escolares. Bom resultado de São Paulo. Veja os resultados clicando AQUI.
FONTE: SEE/SP