Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Eo ano está terminando...

Neste primeiro ano de meu blog o que posso dizer???
Desejo à todos de coração um bom final de ano e um início de 2009 com muita paz, esperança, fé e caridade para todos nós que vivemos neste mundo corroído e destrutivo.
Ainda acredito (mesmo que as evidências não o digam) num mundo perfeito.
FELICIDADES À TODOS! E, até janeiro.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Caem pela metade as faltas de docentes por atestado médico

É natural que tenha caído o índice de faltas. Além da medida ser arbitrária e critérios coersivos nem sempre cumpre o que devia e "pune" aqueles que realmente necessitam.
Óh, secretária: Concordo que o professor deva trabalhar e permanecer em um só lugar. Mas professor doente também não produz. Será que só o fato de se ter a presença do professor basta para que a qualidade de ensino melhore (Além de agradar os pais já que seu filhjo tem professor e não aula-vaga)?

- É SEMPRE ASSIM: QUEM DEVE SER PUNIDO NÃO SENTE (CONTINUA FALTANDO) E QUEM NECESSITA TRABALHA (MESMO QUE DOENTE).

Clique no título-link para ler a matéria.

Leia o outro lado clicando aqui

Secretaria elabora plano antiviolência nas escolas

Tímido começo!!!
Mas, apesar de tímido eles mostram que não se pode desconhecer os problemas que qualquer escola esteja passando. Eu disse TODAS! E, agora não podem mais negar.
Só esquecem de um detalhe: Os alunos que causam estes tipos de violência já causam problemas há tempos e a maioria das escolas já tentaram um contato com a família e, e óbvio, não tiveram respostas. Continuo batendo na mesma tecla (até o meu teclado quebrar e, mesmo assim compro outro e continuarei batendo): a família precisa de auxílio e aprender a educar. Como? Boa pergunta!!! Não achei ainda a receita.
A geração de pais atuais já se agridem (no trânsito, trabalho, no lar, e assim por diante) e ensinam seus filhos a serem assim. Afinal, os filhos são espelhos de sua educação e família. Quantas vezes nós presenciamos pessoas de "certa" idade que são avôs ou avós fazendo ou dizendo coisas que não são lícitas a se ouvir ou presenciar?
É, a família está na UTI de um hospital chamado Mundo cujo parecer do médico é irreversível (a não ser que haja um "milagre" e que uma consciência coletiva evite o fim da classe humanóide).
Clique no título-link e leia o texto em sua íntegra e coloque sua opinião.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SP: Professores tiveram de fugir da agressão de alunos

Mais um caso absurdo ocorrido na dia 12/11/08 na EE Amadeu Amaral, no bairro do Belém. CLIQUE NO TÍTULO-LINK e veja reportagem da TV UOL. Até quando iremos presenciar isto????

Procura por carreira que forma professor cai até 58% na Fuvest

Tanto se questiona sobre a formação do professor. Pergunto-lhe: Se os cursos à distância tiveram um aumento significativo na área de pedagogia e caíram em relação à procura nos presenciais (58%) e, se analisarmos melhor, a maioria dos alunos já estão trabalhando em suas respectivas áreas, se não fosse o salário o que seria?
Questiona-se tanto na qualidade de ensino, querer fixar o professor na escola (diminuindo a sua jornada (é o que os governos estadual e municipal estão forçando a fazer)), segurança e tantos outros motivos que não dá para enumerar que, o que fazer com o caos na educação?
São necessárias medidas emergenciais ne estrutura social (o que sempre foi relevado pelos "políticos" e lembrados nas eleições (afinal, o que prometerão se derem esta estrutura?)!). CLIQUE NO LINK-TÍTULO e veja esta reportagem da FOLHA em sua íntegra.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Família de aluno agride 2 professores em escola de SP

ABSURDO!!!! É lamentável termos que ler, viver, conviver, sentir esta situação. É uma vergonha que se coloca o professor numa situação como esta. Quantos professores passaram ou passam por esta situação? Sempre pensamos após um contato com "alunos" (entre aspas mesmo por se tratarem de maus-alunos!) geralmente em situação de indisciplina e "quase" ficamos na situação do texto divulgado pelo UOL. Pois é, e, além disso somos colocados pela mídia, governos e psicólogos como vilões onde, com certeza, irão questionar o por quê do "coitado" do aluno era indisciplinado e que a escola deveria ter "meios" ou "receitas" de incluí-lo no meio em que vive e ainda "entendê-lo" melhor e, para finalizar: ele tem que aprender!!!! Esquecem que a sociedade mudou e nos mandos e desmandos dos governos, nada foi feito em relação à família. Afinal, o que é uma família?????? Infelizmente, os filhos, os filhos dos filhos e outros NÃO tem apoio famíliar, nem sabem ou conseguem ensinar o básico da educação do lar. Pais que ensinam seus filhos a serem (ir)racionais onde: mexeu, revida! É lamentável!!! CLIQUE NO TÍTULO-LINK e leia o artigo ocorrido em Barretos-SP e tire suas conclusões.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Professores da rede estadual de SP terão treinamento sobre novas regras ortográficas

Não seria ideal ensinar os professores do ensino fundamental primeiro???????????
Ninguém ensinou à Secretaria que sempre se começa na base para depois alicerçar uma obra?????
Não tem jeito. Deste jeito a Educação não tem jeito!!!!!
Clique no título-link do texto e veja a matéria do UOL-Educação e tire o seu comentário.

sábado, 18 de outubro de 2008

Mamãe é Down

Mais um exemplo que dispensa comentários. Leia o texto em sua íntegra da Revista ÉPOCA. Clique no título-link.

Síndrome de Down não impede concluir curso universitário

Há alguma dúvida a respeito da capacidade?????
É necessário sempre ter que provar certas capacidades????
É lamentável que ainda seja necessário tal ato. Clique no título-link e leia um artigo de Hedeson Alves / Gazeta do Povo - 13/10/2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15/10

Dia dos Professores
Há algo a comemorar?
Poderia colocar uma poesia, estimular o ego deste profissional, dar "boas novas"
Mas, o que valeria mais do que falar...
Estamos vivos e nao com o "pé-na-cova".
Pode parecer poesia...
Pode ser estimulante...
Mas tudo isto não é em demasia.
Quando fala deste profissional andante.
Andante, sim!
Que fica correndo sempre de escola em escola
Para compor sua jornada enfim!
E, as vezes, não corre com o filho atrás da bola.
Estamos sempre fazendo isto.
Mas somos o que somos: profissionais.
E ao mesmo tempo um misto
Pois temos nossa vida caseira...
Libertos desta rima
Somos livres para moldar
Um novo objetivo e sonho.
Sim, sonhar para um mundo melhor!
PENSE: QUE LEGADO IREMOS DEIXAR PARA AS NOSSAS GERAÇÕES?
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dando continuidade...

"37,5% dos professores não têm formação para dar aula"
Este é o título da reportagem do ÚLTIMO SEGUNDO. Clique no título-link, leia e reflita...
Será que estou errado em minha colocação no artigo anterior???

Mudanças à vista!!!!

Há aproximadamente 18 anos (se não me falha a memória), em minha plenitude de ações conjuntas com os sindicatos, lembro-me que dizíamos para a categoria ter cuidados em relação ao PLANO DECENAL (Lembra?) e de que haveria mudanças em todas as áreas do ensino fundamental.
Este plano que deveria desencadear diversas mudanças na área educacional, era para ter início no início dos anos 90 e terminado em 2000. Alertávamos a categoria , na qual esta nos chamavam de "futurólogos" e que isto jamais aconteceria. Pagando para ver!
É, Tomé! Atrasou mas não tardou!
No final dos anos 90, a categoria (estado e prefeitura) já começou a sentir as mudanças.
No estado, agora em 2008, com o aumento nas HTPCs e PLEs, cobrança por qualidade de ensino, objetivos e metas a serem alcançadas pela escola, bônus (des)merecimento pelo cômputo geral destas medidas já mencionadas são o "início" daquilo que dizíamos em outrora. No município os projetos São Paulo é uma escola e outros que mudam de rótulo também fazem alterações e caminham para a unificação do Ensino Fundamental (talvez uma municipalização do ensino (1º ao 9º ano). Alterações nos Planos de Carreira também fazem parte.
Os projetos educacionais não estão conseguindo atingir as metas estabelecidas (cada governo cria ou recria projetos mirabolantes, massacra o professor e exige resultados).
Sinto todos os professores colocados na parede: os Governos: o professor é o responsável pelo processo ensino-aprendizagem do aluno. O fato de não conseguir está no fato dele não estar capacitado para o processo; a mídia: professores não preparados, agressores ou sendo agredidos por alunos, etc.; os sindicatos: carga-horária estafante (cuidado pois isto contribui para a fixação do prof. em uma escola (que bom!!!)), salário, nº de alunos por sala, falta de investimento dos governos, etc.; e, as famílias: leite, material escolar, uniforme (e a qualidade de ensino?), falta de professor, etc. Não é a toa que a maior lista de licenças-saúde das secretarias de governo seja da área da educação.
Com tudo isto este professor se encontra em situação deplorável. É necessário resgatar a dignidade de ser professor e lembrar a todos que somente unidos e em conjunto chegaremos a ter um nível de educação de orgulho (governos, escolas e famílias). Se verificarmos quem tem culpa, não chegaremos a um consenso.
Alerto das próximas investidas que visam a fixar o professor em uma só escola (não pensem que virá aumento de salário!) e; futuramente, a perda da estabilidade caso não atinja patamares adequados em relação a objetivos e metas (isto acho pouco improvável de ocorrer por motivos políticos mas, não é impossível).
Não consigo visualizar até onde irá esta situação. Não me critique por colocar situações ruins em relação a esta área na qual trabalho e gosto. Apenas estou pontuando fatos que já ocorreram nestes meus 26 anos de magistério. Espero que eu esteja errado em relação ao futuro. Afinal, ainda temos que ter esperança pois se O PROFESSOR LEMBRAR DO PODER QUE TEM DE LIDAR COM MASSA PODE REVERTER ESTA SITUAÇÃO.

Professor de 1ª a 4ª série é o que menos evolui na faculdade

Noticiário do BOL que é questionável. Há uma variação de acordo com o local onde as pesquisas são feitas. Não critico a veracidde do fato mas, questiono em relação aos motivos que são utilizados determinadas pesquisas. Clique no título-link e leia o texto em sua íntegra.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

FILME: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

"A estupidez não discrimina os cegos dos que enxergam", diz Saramago
O escritor português José Saramago criticou as ameças da associação americana dos portadores de deficiência visual e disse que se tratavam de "uma demonstração de mesquinhez sem fundamento."
"É uma associação, ou associações de cegos que decidem, em primeiro lugar, ter uma opinião sobre um filme que não viram – e isso infelizmente, sobretudo para eles, que não podem ver. Alguém lhes terá dito que o filme é violento, que os cegos se portam mal, e eles reagem de uma maneira absolutamente, enfim, não sei como chamar-lhes", continuou.
"A estupidez não discrimina os cegos dos que enxergam", disse o Prêmio Nobel da Literatura reagindo assim a onda de protestos que se gerou em torno do lançamento do longa "Ensaios sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles.
A Federação Nacional dos Cegos, sediada em Baltimore, disse que irá protestar nesta sexta em pelo menos 21 Estados americanos nas salas de cinema onde o filme será exibido.
Marc Maurer, presidente da entidade, disse na quinta que o filme "retrata os cegos como monstros, e creio que isso seja uma mentira".
3 de Outubro, 2008

Observação:
Amigos meus viram o filme e disseram que ele não tem nada a ver com a deficiência ou com os deficientes visuais. Cabe a todos verificarem e opinarem.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Professores-Alvos

Isso já presenciei diversas vezes e já fui e ainda sou alvo de muitos alunos. Clique no link-título e veja mais uma reportagem da Folha.

Contra a progressão continuada

Quando a teoria se choca com a prática... Clique no link-título e leia a reportagem da Folha.

Professor defende punição...

A que ponto chegamos... É a última coisa que gostaria de ver.
Clique no link-título e veja a reportagem da Folha.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

Síndrome Pós-Pólio

Interessante que tem ocorrido com frequência para quem teve a pólio.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Alguma Dúvida???

Quantas vezes dá vontade de falar ou fazer certas coisas... Mas, pensemos melhor...

Vejam mais essa gracinha que está circulando pela Internet.
Visando criticar aqueles que não respeitam as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência física, a "brilhante" placa liga a falta de cidadania à deficiência mental, aumentando ainda mais a ignorância, os estigmas e os preconceitos em relação ao tema.
E tem muita gente, inclusive da área das deficiências, achando o máximo.

12 preceitos sobre deficiência

Veja os 12 preceitos sobre deficiência que Leo Buscaglia escreveu (recebido por e-mail).

Sobre a matéria publicada na Agência USP de Notícia e reproduzida pela Rede Saci

É interessante este texto que recebi por e-mail. Faz-nos refletir sobre a INCLUSÃO e como ela está sendo aplicada nas escolas...
Infelizmente, eu sou testemunha destas situações apontadas no texto pelos anos de Coordenação Pedagógica no Estado de São Paulo e coloco como o principal problema a falta de suporte que há na rede estadual e municipal. Observa-se que há este suporte mas é insuficiente e mal aplicado por profissionais que desconhecem o simples objetivo de uma inclusão.
Clique no link-título e leia o texto na íntegra.

Links de Utilidade Pública

Estes links são interessantes para uma necessidade especial, tanto para a vida prática como profissional, enfim para tanta coisa. Clique no link-título e veja.

domingo, 14 de setembro de 2008

Recusar crianças com deficiência pode dar cadeia

Amigos: esta matéria apesar de ser de março/2007 não deixa de ser atual. Porisso resolvi colocá-la.

Escola para todos - Meire Cavalcante - 30/03/2007 - 15:33
Em minha última coluna, contei o caso de uma leitora que tem uma conhecida cujo filho com deficiência mental teve a matrícula em uma escola regular recusada. Começo este novo texto dizendo, sem rodeios, que fazer isso é crime. A pena vai de um a quatro anos de prisão e multa (leia o Artigo 8º da lei 7.853/89). No entanto, acho um absurdo que, em pleno século 21, ainda precisemos recorrer à polícia para matricular uma criança numa escola. Esse direito é indisponível. Isso significa que nem mesmo os pais da criança podem escolher não matriculá-la. É dever deles e da escola garantir o acesso à educação.
Lamento que as mudanças de conduta e o amadurecimento da sociedade muitas vezes só ocorram sob ameaças e punições. Faço um paralelo com o trânsito. O número de mortos nas ruas das cidades e nas estradas só reduziu drasticamente quando o uso do cinto de segurança se tornou obrigatório e, mais que isso, quando a fiscalização passou a multar quem desrespeitasse a lei. O acompanhamento das autoridades, nesse e em muitos outros casos, é o que faz a diferença. No Brasil, temos uma das legislações mais completas e avançadas, mas muito pouco respeitada. De quê adianta a lei se ninguém observa se ela está sendo cumprida?
No caso do cinto de segurança, em várias cidades do país existem os guardas de trânsito, que multam sem pensar duas vezes os infratores. Mas quem fiscaliza as escolas? Quem se apresenta à porta da secretaria, no momento humilhante em que a escola diz "seu filho não se encaixa aqui", e diz em alto e bom som: "Isso é um crime!" Algo assim seria até patético. Imagine um policial em cada escola fiscalizando secretários, coordenadores e diretores no momento da matrícula. Por isso, mais do que impor a lei (que existe há um bom tempo e é bem clara), precisamos de conscientização. Precisamos de escolas mais humanas e mais responsáveis. Pensemos.
No entanto, enquanto isso não acontece, não podemos deixar nossas crianças esperando pela iluminação dos gestores ou pela providência divina. Matriculá-las não é um favor. É um dever da escola. Muitos pais se calam porque desconhecem a lei. Poucos sabem que, diante da recusa, podem recorrer ao conselho tutelar da cidade onde moram. Quando isso acontece, o órgão entra em contato com a escola para que seja cumprida a lei. O conselho tutelar também pode ser acionado quando a criança, apesar de matriculada, sofre discriminação na escola (é deixada de lado nas brincadeiras e atividades, por exemplo, ou fica isolada na hora do recreio). Se mesmo assim nada adiantar, é possível recorrer ao Ministério Público estadual (confira aqui o MP do seu estado). Existem promotorias espalhadas pelos municípios que, diante de casos mais graves, podem apresentar denúncia contra a instituição ou contra a pessoa que recusou a matrícula ou discriminou a criança.
Esses são os mecanismos legais que garantem aos alunos o direito de estudar. Mas será que precisamos mesmo chegar a tanto? Será que é tão difícil para a escola entender o quanto ela é fundamental na vida de TODAS as crianças? Mais uma vez convido vocês, prezados leitores, a pensar nisso. Existem milhares de escolas que já superaram preconceitos, que derrubaram de vez esse discurso vazio da falta de preparo, que tiveram coragem e coração aberto para receber as crianças com deficiência. Escolas que não são feitas, ao contrário do que muita gente diz, de professores, gestores e funcionários heróis. São feitas, na verdade, de professores, gestores e funcionários competentes, sérios e que sabem de suas obrigações profissionais. Receber - e ensinar! - alunos com deficiência é apenas mais uma das responsabilidades da escola. Repito: não é favor.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Presidente assinará decreto

Recebi este e-mail de um amigo:

"Presidente assinará decreto sobre oferta e financiamento do Atendimento Educacional Especializado.

Decreto fortalece a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No dia 18 de setembro será assinado o decreto que dispõe sobre a oferta e o financiamento do Atendimento Educacional Especializado. Esse financiamento, previsto na Constituição Federal, é destinado aos alunos matriculados na rede pública de ensino regular.

A medida fortalece as ações de apoio do Ministério da Educação à implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva."


Não sei qual é a fonte desta notícia. Creio que este passo realmente consolida a Educação Inclusiva. Tenho visto as leis aparecendo e regulamentando estes direitos (que são inegáveis e indiscutíveis!) mas, ao chegar na base chegam de forma inusitada, atrapalhada e sem recursos nas quais dificultam a implantação e começam a surgir críticas errôneas sobre a inclusão.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

E vamos nós...

Mais um desafio! Escrever neste blog será o meu desafio e objetivo.
Tentarei colocar pensamentos, notícias, críticas e outros assuntos sobre o cotidiano escolar e ligados às pessoas portadoras de necessidades especiais. Espero dar conta de tudo isto! rsrsrs