Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação


24/10/2012 - 06h05

Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
Tradicionalmente divulgados até abril, os resultados do exame de alunos da rede municipal paulistana ainda não foram apresentados pela gestão Gilberto Kassab (PSD).
Segundo a Folha apurou, os dados não anunciados da Prova São Paulo 2011 apontam queda acentuada nas médias dos alunos do terceiro e quarto anos do ensino fundamental em relação a 2010, enquanto no nono ano houve um forte aumento.
Devido aos resultados considerados inesperados, um consultor externo foi chamado para ajudar a analisar a situação. Ele começou a trabalhar apenas no mês passado e entregará o relatório após as eleições municipais.
Assim, o candidato tucano José Serra --apoiado por Kassab-- e o petista Fernando Haddad não puderam debater os resultados mais atualizados do ensino na cidade.
Vice na chapa de Serra, Alexandre Schneider era o secretário municipal da Educação até abril deste ano.
Educadores apontam outro prejuízo: a dificuldade de moldar e monitorar as políticas na área, pois os dados disponíveis já estão defasados.
Editoria de Arte/Folhapress
METODOLOGIA
A Secretaria da Educação afirma que a variação nos resultados ocorreu devido a diferenças metodológicas aplicadas pelas empresas responsáveis pelo exame, escolhidas por licitação (Cespe em 2010 e Avalia em 2011).
O problema, diz a pasta, foi no momento de definir a média da rede. E nega que a eleição tenha influenciado.
Não houve divulgação pública sobre o porquê do atraso. A explicação foi dada à Folha apenas após questionamento à secretaria.
"Como não divulgam antes esse problema? Levanta suspeitas. É um desgaste para as avaliações externas", disse o professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse, que trabalhou na concepção da prova.
Aplicada aos alunos em novembro passado, a edição de 2011 da Prova São Paulo custou cerca de R$ 6 milhões.
O exame foi criado em 2007. Exceto a edição 2011, os resultados foram divulgados entre fevereiro e abril do ano seguinte à aplicação da prova.
"A avaliação já mostra situação passada. Se ainda atrasa, distancia o resultado da realidade", disse a diretora-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Ela afirma que há sistemas educacionais, como o de Toronto (Canadá), que entregam os resultados nove semanas após a aplicação da prova.
INDIVIDUAIS
Desde março, as escolas municipais tiveram acesso aos resultados individuais, pois não há suspeita de erro nessas notas. O problema é que uma das formas de analisar o desempenho delas é compará-lo com a média da rede --que está sob análise.
O que chamou a atenção da secretaria foi a queda de mais de 10 pontos em português e matemática dos alunos do terceiro e quarto anos (escala de 0 a 500). Eles eram os que mais vinham melhorando.
Já os do nono melhoraram entre 10 e 13 pontos. E eles vinham piorando até então.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Em 4 anos, 15% das piores escolas no Ideb não se recuperaram


02/10/2012 - 06h20

Em 4 anos, 15% das piores escolas no Ideb não se recuperaram

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
Quase 400 escolas públicas que apareceram entre as piores do país em 2007 não conseguiram melhorar quatro anos depois. A maioria (283) até piorou no período.
Folha analisou a situação atual das escolas que estavam entre os 10% piores no 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) naquele ano. São 2.620 colégios.
Destes, 379 (15%) não conseguiram melhorar seu desempenho em 2011.
Os dados foram tabulados com base no Ideb, índice do Ministério da Educação. Ele avalia a qualidade das escolas básicas com base em provas de português e de matemática e na proporção de alunos aprovados.
Entre esses colégios com os piores desempenhos, 11% tiveram nota ainda menor quatro anos depois. Outros 4% só mantiveram o patamar. A maioria é da rede estadual.
Bahia e Alagoas são os Estados que mais possuem escolas que não melhoraram.
Editoria de arte/Folhapress
PROGRAMAS ESPECÍFICOS
"A situação deveria ser objeto de intensa preocupação", afirmou o pesquisador Romualdo Portela, da Faculdade de Educação da USP, para quem deveriam ser feitas ações específicas para colégios que não conseguem melhorar.
O Ministério da Educação tem dois programas para escolas com dificuldades. Um prevê ajuda técnica e financeira. Outro oferece recursos para que a jornada seja estendida e se torne até integral.
Um estudo do MEC aponta que os colégios que estavam entre os piores, mas que passaram a ter jornada integral, chegaram às médias nacionais em português e matemática.
Segundo o secretário da Educação Básica do MEC, Cesar Callegari, a ampliação desse programa é uma das apostas para melhorar as escolas com mais dificuldades.
O número de colégios atendidos subiu de 15 mil no ano passado para 32 mil. No país há cerca de 125 mil escolas públicas de ensino fundamental.
"Se nenhum programa de ajuda do Estado está funcionando, essas escolas deveriam ser fechadas", afirmou o pesquisador Naercio Aquino Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper e professor da USP.
Alunos e professores, diz, deveriam ser transferidos.
O Consed (conselho que reúne secretários estaduais) afirma que as redes possuem dificuldades em lidar com os anos finais do fundamental, porque a prioridade era melhorar os anos iniciais.
Diz, porém, que vai manter esforços para "não descuidar de nenhuma escola".
Por outro lado, 7% dos colégios que estavam entre os piores avançaram e conseguiram até alcançar a média nacional. Minas Gerais, Ceará e Pernambuco se destacaram.
Segundo o governo de Minas, uma das causas foi a adoção de avaliação que identifica cada aluno com dificuldade.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

XADREZ PARA DIs


No dia 19/10/2012 foi realizado um TORNEIO EXPERIMENTAL DE XADREZ PARA DIs pela DRE São Mateus, São Paulo, Capital.
Compareceram 7 alunos de 4 escolas municipais dentre as quais: EMEFs Benedito de Jesus Batista Laurindo, Claudio Manoel da Costa, Wladimir Toledo Piza e Benedito Montenegro.
Lembro-me quando fui procurado pela Profª Lucia sobre a possibilidade de termos um TORNEIO DE XADREZ PARA DIs. Disse que sim, pois havia feito uma pesquisa na net e concordei em regulamentar as "novas regras" que poderiam ser utilizadas no jogo. Conversas com a arbitragem dos Torneios vinculados à Secretaria Municipal da Educação (SME), de São Paulo, sobre o que poderia ser retirado ou não em relação à movimentação de peças.
Consegui montar um regulamento que praticamente não mexeu nas características do jogo em seu todo. O que variou é a respeito do relógio (15' corridos) e desempate por valores das peças. Nas demais, prevaleceram o xeque-mate e as regras oficiais do jogo.
Prevaleceu a INCLUSÃO no que se diz respeito à eles, através de que os jogos ocorreram durante o TORNEIO DA CATEGORIA SUB 12.
Após toda esta parte regulamentar, entramos em contato, juntamente com a Profª Michele, com o Setor de Programas Especiais da DRE-São Mateus, através do Prof. José Antonio, responsável pelo Xadrez. Ao tomar ciência, aprovou e procurou viabilizá-lo, resultando no TORNEIO realizado no último dia 19.
Muitos não acreditaram na possibilidade de alunos com um desenvolvimento cognitivo prejudicado pudesse jogar numa competição uma atividade que exigia um grau de concentração mental. Ao realizar este Torneio, provamos que além de jogar puderam participar de uma competição junto com outros alunos, no mesmo ambiente, sem segregação e, que talvez seja a única vez que participaram de algo similar.
Quanto ao jogo, dentro do esperado, eles desenvolveram um bom jogo, de boa técnica, com partidas terminando em mates e pelos valores das peças.

Caso alguém se interesse em conhecer quais foram as regras utilizadas, coloco meu e-mail para contato:

wilkyo@gmail.com

ou

clique aqui no link do meu facebook para ver imagens e comentários sobre o assunto.

sábado, 13 de outubro de 2012

Falta de informações?

Tenho andado sumido mesmo. O Facebook tem sido a única forma de colocar posts por ser rápido.
Pretendo voltar assim que acalmar as coisas e ter um bocadinho de tempo! Pois é: TEMPO! Mas confesso que este está próximo e teremos novidades no blog. AGUARDEM!!!!!
Quem me tiver no facebook, acompanhem por lá, por enquanto. Quem não me tiver é só me procurar: Wilson Kyomen.
Até a próxima!!