Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

XADREZ PARA DIs


No dia 19/10/2012 foi realizado um TORNEIO EXPERIMENTAL DE XADREZ PARA DIs pela DRE São Mateus, São Paulo, Capital.
Compareceram 7 alunos de 4 escolas municipais dentre as quais: EMEFs Benedito de Jesus Batista Laurindo, Claudio Manoel da Costa, Wladimir Toledo Piza e Benedito Montenegro.
Lembro-me quando fui procurado pela Profª Lucia sobre a possibilidade de termos um TORNEIO DE XADREZ PARA DIs. Disse que sim, pois havia feito uma pesquisa na net e concordei em regulamentar as "novas regras" que poderiam ser utilizadas no jogo. Conversas com a arbitragem dos Torneios vinculados à Secretaria Municipal da Educação (SME), de São Paulo, sobre o que poderia ser retirado ou não em relação à movimentação de peças.
Consegui montar um regulamento que praticamente não mexeu nas características do jogo em seu todo. O que variou é a respeito do relógio (15' corridos) e desempate por valores das peças. Nas demais, prevaleceram o xeque-mate e as regras oficiais do jogo.
Prevaleceu a INCLUSÃO no que se diz respeito à eles, através de que os jogos ocorreram durante o TORNEIO DA CATEGORIA SUB 12.
Após toda esta parte regulamentar, entramos em contato, juntamente com a Profª Michele, com o Setor de Programas Especiais da DRE-São Mateus, através do Prof. José Antonio, responsável pelo Xadrez. Ao tomar ciência, aprovou e procurou viabilizá-lo, resultando no TORNEIO realizado no último dia 19.
Muitos não acreditaram na possibilidade de alunos com um desenvolvimento cognitivo prejudicado pudesse jogar numa competição uma atividade que exigia um grau de concentração mental. Ao realizar este Torneio, provamos que além de jogar puderam participar de uma competição junto com outros alunos, no mesmo ambiente, sem segregação e, que talvez seja a única vez que participaram de algo similar.
Quanto ao jogo, dentro do esperado, eles desenvolveram um bom jogo, de boa técnica, com partidas terminando em mates e pelos valores das peças.

Caso alguém se interesse em conhecer quais foram as regras utilizadas, coloco meu e-mail para contato:

wilkyo@gmail.com

ou

clique aqui no link do meu facebook para ver imagens e comentários sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor incluir em seus comentários assuntos pertinentes ao assunto sem denegrir imagem ou outro.