Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Conselho limita docentes temporários a 10% na rede pública de ensino

O Conselho Nacional de Educação aprovou ontem norma que fixa a 10% de professores temporários devendo, caso exceda, realizar concurso público. No Estado a estimativa é de 44% de professores nesta situação.
Acho que isto, contempla o que a categoria sempre lutou: concurso para professores. É questionável quando o assunto se diz "qualidade de ensino". Convenhamos: uma prova pode selecionar um bom aluno, pesquisador ou quem sabe um bom professor conhecedor de sua disciplina. Mas, não avalia se realmente aquele que passou está preparado para exercer a profissão de professor.
Quantos de nós vimos, profissionais dedicados, exemplares, que não conseguem passar num concurso. Pessoas que lidam com situações de conflitos decorrentes em uma sala de aula de forma digna e respeitavel. E, em contrapartida, quantos vimos "professores" que passam (e muito bem!) em vários concursos mas que não têm um vínculo sequer com a profissão?
Realmente existem dois lados para serem analisados e pesados (bem pesados!) numa balança que pode pender para uma injustiça.
Apesar de tudo, considero um avanço do Conselho em relação à valorização do magistério. Mas, aguardem que os Governos irão recorrer (infelizmente). Leia a matéria em sua íntegra, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor incluir em seus comentários assuntos pertinentes ao assunto sem denegrir imagem ou outro.