Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Número de candidatos com deficiência em concursos é inferior a 5%

28/11/2011 - 07h05
Número de candidatos com deficiência em concursos é inferior a 5%
CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

Em fevereiro, Célio Ribeiro, 29, tomou posse como técnico de ensino médio no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele ainda aguarda chamada do concurso que fez em 2009 para o Banco Central.

O profissional, que tem má-formação congênita nos quadris, avalia que há mais oportunidade de crescimento no setor público. "Remunera melhor e tem gestão de carreira estruturada", afirma.

Ivoneide da Silva, que não tem a perna esquerda, está preprando-se para prestar concurso do Banco do Brasil

Há dois anos, Ribeiro estuda para concursos e aproveita a reserva de vagas para ampliar suas chances de ingresso. Pela regra, os editais das seleções devem direcionar de 5% a 20% dos postos para pessoas com deficiência.

A presença desses profissionais no setor público, no entanto, não tem alcançado esses percentuais até agora -e um dos motivos é a baixa representatividade de inscritos, segundo especialistas.

Para o concurso da Prefeitura de São José do Rio Preto de julho deste ano, por exemplo, 103 dos 38 mil candidatos -ou 0,27%- declararam ter alguma deficiência, segundo a Fundação Vunesp.

O profissional não crê que tem condição de passar e, por isso, não faz inscrição, analisa Maria Thereza Sombra, diretora-executiva da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos).

MAIS CHANCE
Por enquanto, as vagas reservadas têm, geralmente, menos concorrência que as demais, indica Fabrício Bolzan, professor da LFG, de cursinhos preparatórios.

Não há atualmente nenhuma pessoa com deficiência matriculada em um dos cursos preparatórios da instituição de ensino, segundo ele.

Ivoneide Maria da Silva, 31, foge à regra: frequenta cursinho preparatório para se preparar para concurso do Banco do Brasil.

Ela, que chegou a São Paulo aos 16 anos para colocar prótese e suprir a ausência da perna esquerda, trabalhou como mensalista, fez supletivo para terminar o ensino médio e conquistou sua primeira vaga com carteira assinada aos 28 anos.

Hoje, no segundo ano de administração de empresas, a bancária diz almejar estabilidade. "Quero ter uma carreira tranquila e a chance de crescer como qualquer um."

"A pessoa com deficiência está descobrindo que o concurso é um processo democrático", explica José Luis Baubeta, diretor de RH da Central de Concursos.

EM ANGRA 1 EM 5 VAGAS É PARA DEFICIENTE
Das cem vagas de níveis superior e técnico oferecidas pela Câmara Municipal de Angra dos Reis (RJ), 19% estão reservadas para pessoas com deficiência -por lei, o mínimo é 5%.

A cota, que quase alcança o teto de 20%, é incomum, segundo Maria Thereza Sombra, diretora-executiva da Anpac. "O que mais vemos são recursos na Justiça para que editais cumpram a regra."

As inscrições vão até 15 de dezembro pelo site www.institutomais.org.br e custam R$ 16 (nível médio) ou 18 (superior). O salário chega a R$ 2.369.

FONTE: FOLHA.COM

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ex-narrador Osmar Santos festeja 10 anos de 'reinvenção' na arte com exposição em S

De fato um dos maiores radialistas esportivos de todos os tempos. CLIQUE AQUI e leia a reportagem.

FONTE; UOL ESPORTES

Com venda nos olhos, Beckham treina com seleção britânica de futebol de cegos; assista

David Beckham começou sua campanha como embaixador dos Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres, testando suas habilidades no futebol. Não aquele que ele pratica normalmente, mas no futebol para cegos.

Com uma venda nos olhos, ele participou de um treino com a equipe britânica que estará em quadra na competição do próximo ano. Um dos momentos mais marcantes é protagonizado pelo capitão Dave Clarke, que conduz Beckham durante o treinamento.

“O caráter e a determinação que eles mostram fazendo isso todos os dias me fazem orgulhoso de ser inglês”, afirmou Beckham, ao fim do treino.

Assista ao vídeo e confira quantas chances o meia precisou para marcar um gol de pênalti.

CLIQUE AQUI

FONTE: UOL ESPORTES

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Seminário Internacional: Celebrando os 30 Anos do AIPD Ano Internacional das Pessoas Deficientes

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 1981 como o Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD), com o lema "Participação plena e igualdade".

Há 30 anos, inspiradas pelo AIPD, milhares de pessoas com deficiência, no Brasil e ao redor do mundo, se deram conta de que eram cidadãos plenos de direitos e mobilizaram seus pares a mudar a realidade injusta em que viviam.

Venha celebrar conosco os 30 anos do AIPD e descobrir por que 1981 tornou-se um marco na história do movimento das pessoas com deficiências e saber como, até hoje, as reivindicações e conquistas desse segmento da sociedade refletem o AIPD e seu lema!
Dias 17, 18 e 19/11.
Informações e inscrições do site: http://seminarioaipd.sedpcd.sp.gov.br

REUNIÃO DO POLO

Apenas repassando...

Este texto pertence ao blog do TLS (Trabalhadores na Luta Socialista), ligado ao PSOL.

REUNIÃO DO POLO
Ontem (10/11) na reunião em Guarulhos a Secretaria da Educação, com a presença do secretário e seu adjunto, informou que não vai rever a Resolução 44 que dispoe sobre as férias repartidas dos professores, em resposta ao questionamento da professora Ozani que afirmava que diretores, dirigentes e supervisores terão garantidos suas férias de trinta dias, menos os professores...
Questionado também sobre a quarentena dos contratados (categoria L e O) respondeu que o DRHU está terminado uma proposta de revisão e alteração para 30 dias. Ou seja, hoje a lei exige que após um ano de contrato o professor fique 200 dias sem vínculo algum com o Estado, com a alteração passaria para um mês.
A professora Rosana protocolou junto ao secretário uma carta com nossas reivindicações e o questionou sobre o processo de atribuição, ao que ele respondeu que a intenção era realizar em dezembro pois assim poderia manter as férias de 30 dias em janeiro, no entanto consultas realizadas junto as Diretorias de Ensino responderam que não é possível a atribuição em dezembro.
A reunião contou com a presença das seguintes DEs: Guarulhos Norte e SUL; Itaquaquecetuba; Leste 1,2,3,4,5 ; Mogi das Cruzes; Suzano.

FONTE: Blog do TLS Guarulhos (Clique no nome para acessá-lo)

Só há um comentário: os profissionais da gestão SEMPRE tiveram 30 dias de férias. Eles podem reparti-las conforme o seu querer, tipo 30 dias corridos, 15 e 15 dias, 10 e 20; da forma como quiserem. Quanto ao professor, não haverá escolha: 15 e 15 dias!
Em relação a atribuição de aulas, realmente se não for realizada em Dezembro/2011, com certeza em janeiro teremos as férias partidas, pois a Secretaria da Educação não vai mexer no início do ano letivo e nem no calendário que envolva os alunos (isto mexe com comunidade, sabe como é).
Sobre as categorias L e O vejo que com certeza será modificada. Como? Também não sei. Talvez mexendo no período dos 200 dias que devem ficar afastados (a necessidade da presença deles é imperativo). Nas demais coisas, só quando surgir o novo plano de carreira. Creio que isto em 2012 será definido e colocado em prática em 2013. Até lá...