Seja bem vindo!!!

Notícias (Feed UOL)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Professores da rede estadual de SP terão treinamento sobre novas regras ortográficas

Não seria ideal ensinar os professores do ensino fundamental primeiro???????????
Ninguém ensinou à Secretaria que sempre se começa na base para depois alicerçar uma obra?????
Não tem jeito. Deste jeito a Educação não tem jeito!!!!!
Clique no título-link do texto e veja a matéria do UOL-Educação e tire o seu comentário.

sábado, 18 de outubro de 2008

Mamãe é Down

Mais um exemplo que dispensa comentários. Leia o texto em sua íntegra da Revista ÉPOCA. Clique no título-link.

Síndrome de Down não impede concluir curso universitário

Há alguma dúvida a respeito da capacidade?????
É necessário sempre ter que provar certas capacidades????
É lamentável que ainda seja necessário tal ato. Clique no título-link e leia um artigo de Hedeson Alves / Gazeta do Povo - 13/10/2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15/10

Dia dos Professores
Há algo a comemorar?
Poderia colocar uma poesia, estimular o ego deste profissional, dar "boas novas"
Mas, o que valeria mais do que falar...
Estamos vivos e nao com o "pé-na-cova".
Pode parecer poesia...
Pode ser estimulante...
Mas tudo isto não é em demasia.
Quando fala deste profissional andante.
Andante, sim!
Que fica correndo sempre de escola em escola
Para compor sua jornada enfim!
E, as vezes, não corre com o filho atrás da bola.
Estamos sempre fazendo isto.
Mas somos o que somos: profissionais.
E ao mesmo tempo um misto
Pois temos nossa vida caseira...
Libertos desta rima
Somos livres para moldar
Um novo objetivo e sonho.
Sim, sonhar para um mundo melhor!
PENSE: QUE LEGADO IREMOS DEIXAR PARA AS NOSSAS GERAÇÕES?
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dando continuidade...

"37,5% dos professores não têm formação para dar aula"
Este é o título da reportagem do ÚLTIMO SEGUNDO. Clique no título-link, leia e reflita...
Será que estou errado em minha colocação no artigo anterior???

Mudanças à vista!!!!

Há aproximadamente 18 anos (se não me falha a memória), em minha plenitude de ações conjuntas com os sindicatos, lembro-me que dizíamos para a categoria ter cuidados em relação ao PLANO DECENAL (Lembra?) e de que haveria mudanças em todas as áreas do ensino fundamental.
Este plano que deveria desencadear diversas mudanças na área educacional, era para ter início no início dos anos 90 e terminado em 2000. Alertávamos a categoria , na qual esta nos chamavam de "futurólogos" e que isto jamais aconteceria. Pagando para ver!
É, Tomé! Atrasou mas não tardou!
No final dos anos 90, a categoria (estado e prefeitura) já começou a sentir as mudanças.
No estado, agora em 2008, com o aumento nas HTPCs e PLEs, cobrança por qualidade de ensino, objetivos e metas a serem alcançadas pela escola, bônus (des)merecimento pelo cômputo geral destas medidas já mencionadas são o "início" daquilo que dizíamos em outrora. No município os projetos São Paulo é uma escola e outros que mudam de rótulo também fazem alterações e caminham para a unificação do Ensino Fundamental (talvez uma municipalização do ensino (1º ao 9º ano). Alterações nos Planos de Carreira também fazem parte.
Os projetos educacionais não estão conseguindo atingir as metas estabelecidas (cada governo cria ou recria projetos mirabolantes, massacra o professor e exige resultados).
Sinto todos os professores colocados na parede: os Governos: o professor é o responsável pelo processo ensino-aprendizagem do aluno. O fato de não conseguir está no fato dele não estar capacitado para o processo; a mídia: professores não preparados, agressores ou sendo agredidos por alunos, etc.; os sindicatos: carga-horária estafante (cuidado pois isto contribui para a fixação do prof. em uma escola (que bom!!!)), salário, nº de alunos por sala, falta de investimento dos governos, etc.; e, as famílias: leite, material escolar, uniforme (e a qualidade de ensino?), falta de professor, etc. Não é a toa que a maior lista de licenças-saúde das secretarias de governo seja da área da educação.
Com tudo isto este professor se encontra em situação deplorável. É necessário resgatar a dignidade de ser professor e lembrar a todos que somente unidos e em conjunto chegaremos a ter um nível de educação de orgulho (governos, escolas e famílias). Se verificarmos quem tem culpa, não chegaremos a um consenso.
Alerto das próximas investidas que visam a fixar o professor em uma só escola (não pensem que virá aumento de salário!) e; futuramente, a perda da estabilidade caso não atinja patamares adequados em relação a objetivos e metas (isto acho pouco improvável de ocorrer por motivos políticos mas, não é impossível).
Não consigo visualizar até onde irá esta situação. Não me critique por colocar situações ruins em relação a esta área na qual trabalho e gosto. Apenas estou pontuando fatos que já ocorreram nestes meus 26 anos de magistério. Espero que eu esteja errado em relação ao futuro. Afinal, ainda temos que ter esperança pois se O PROFESSOR LEMBRAR DO PODER QUE TEM DE LIDAR COM MASSA PODE REVERTER ESTA SITUAÇÃO.

Professor de 1ª a 4ª série é o que menos evolui na faculdade

Noticiário do BOL que é questionável. Há uma variação de acordo com o local onde as pesquisas são feitas. Não critico a veracidde do fato mas, questiono em relação aos motivos que são utilizados determinadas pesquisas. Clique no título-link e leia o texto em sua íntegra.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

FILME: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

"A estupidez não discrimina os cegos dos que enxergam", diz Saramago
O escritor português José Saramago criticou as ameças da associação americana dos portadores de deficiência visual e disse que se tratavam de "uma demonstração de mesquinhez sem fundamento."
"É uma associação, ou associações de cegos que decidem, em primeiro lugar, ter uma opinião sobre um filme que não viram – e isso infelizmente, sobretudo para eles, que não podem ver. Alguém lhes terá dito que o filme é violento, que os cegos se portam mal, e eles reagem de uma maneira absolutamente, enfim, não sei como chamar-lhes", continuou.
"A estupidez não discrimina os cegos dos que enxergam", disse o Prêmio Nobel da Literatura reagindo assim a onda de protestos que se gerou em torno do lançamento do longa "Ensaios sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles.
A Federação Nacional dos Cegos, sediada em Baltimore, disse que irá protestar nesta sexta em pelo menos 21 Estados americanos nas salas de cinema onde o filme será exibido.
Marc Maurer, presidente da entidade, disse na quinta que o filme "retrata os cegos como monstros, e creio que isso seja uma mentira".
3 de Outubro, 2008

Observação:
Amigos meus viram o filme e disseram que ele não tem nada a ver com a deficiência ou com os deficientes visuais. Cabe a todos verificarem e opinarem.